<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> UNISAL - Opção de Qualidade
você está na
UNIDADE CAMPINAS
CÂMPUS SÃO JOSÉ
 
ir para a home www.unisal.br

 

home» institucional »Histórico



O Centro Unisal, U. E. de Lorena (SP), celebra o cinqüentenário da presença do Ensino Superior Salesiano em Lorena através da Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras. Seu mote "Da Ciência à Sabedoria" já denotava as preocupações dos Salesianos de Dom Bosco, seus fundadores, com a formação integral dos jovens de modo a se realizarem plenamente como "honestos cidadãos e bons cristãos".

Instalados no Brasil a partir de 1883, os salesianos iniciaram ensino primário e profissional no Colégio Santa Rosa, em Niterói (RJ). Dois anos depois já se estabeleciam em São Paulo (Liceu Coração de Jesus).

D. Luis Lasagna, fundador da obra salesiana no Brasil, "cogitou (estabelecer) uma terceira casa, e julgou o Vale do Paraíba uma região ideal para concretizar seu plano" como escreveu o historiador Riolando Azzi. (Cf. AZZI, Riolando. Os salesianos no Rio de Janeiro. 1983. vol II, p. 231).

Ainda em Lorena, os salesianos, a partir de 1902, gerenciaram por muitos anos a "Escola Agrícola Cel. José Vicente". Aí funciona atualmente o Oratório S. Luiz, atual sede do PROVIM ("Projeto Salesiano Vida Melhor") para crianças e adolescentes de Lorena.

Esse Projeto conta ainda com outras três unidades nessa cidade e uma na vizinha Piquete (SP), mantidas pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, em parceria com o Centro UNISAL, atendendo diariamente 500 crianças e adolescentes, com reforço escolar, artesanato, pré-profissionalizante, acompanhamento psicológico entre outras atividades.

Em Campinas, ainda, desde 1952, no Centro Profissionalizante Dom Bosco atendem-se, com comprovada eficiência, mais de 400 alunos/ano, nas áreas de Marcenaria, Mecânica, Eletricidade, Corte e Costura e Desenho de Máquinas. Dessa experiência nasceu a (ETEC (Escola Técnica de Campinas) que, por sua vez, deu origem em 1987 à FASTEC (Faculdade Salesiana de Tecnologia).

Hoje, essa Unidade do Centro UNISAL, além dos cursos de Tecnologia, oferece cursos de Administração, Secretariado e Engenharia nas áreas de Telecomunicações e de Automação e Controle. Aí se criou um CPTec, Centro de Pesquisa & Tecnologia.

Alguns anos antes, em 1972, em Americana, instalando-se no Colégio Dom Bosco, foram criados os Institutos de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Sociais.

Vinte anos depois, com a união das Faculdades Integradas Salesianas, Americana transformou-se na sede daquilo que em 1997 passou a se chamar CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO, abrigando, então, as Unidades de Americana, Campinas e Lorena.

Há dois anos foram criados os câmpus de Sta. Terezinha (Zona Norte, da cidade de São Paulo) e do Liceu Coração de Jesus (em Campos Elíseos, próximo do antigo palácio do Governo).

Nos três turnos em que atendemos nossos alunos, o Centro UNISAL oferece no processo seletivo de 2002 um leque de mais de 40 cursos que vão das tradicionais áreas humanísticas e sociais às áreas de ponta da Ciência da Computação e das Telecomunicações.

Em Lorena, nos 11 cursos de graduação, o destaque tem sido o Curso de Direito que mereceu a honrosa referência de "A OAB RECOMENDA" (em 2001), e que no último concurso do Exame da Ordem em São Paulo, teve seus alunos classificados em 6º lugar.

Nessa área, aliás, através do Núcleo de Práticas Jurídicas, há um intenso atendimento à população carente local. Além do programa "O Direito nosso de cada dia" pelo qual se orienta a população para a aquisição de documentos legais, esse núcleo passou a realizar o projeto "O Direito vai à Escola" para dar fundamentação aos professores das escolas públicas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O Centro UNISAL em Lorena, este ano disponibilizou também um espaço muito bem aproveitado pelo Ministério Público para o Juizado Especial de pequenas causas.

Por ocasião da comemoração dos 500 anos do Brasil, em parceria com a TV Vanguarda (filial da Globo) por um lado e com a Folha Vale, por outro, os professores do Centro UNISAL produziram os documentários "Caminhos da História" e "Vale em redescobrimento", muito bem aceitos pela crítica regional.

A área da pesquisa histórica tem tido grande desenvolvimento na instituição. Neste ano o Núcleo de Pesquisa Regional e o Instituto de Estudos Valeparaibanos voltaram a sediar-se em nossa Unidade de Lorena.

Junto à Casa da Cultura de Lorena conseguiu-se a devolução dos móveis de Euclides da Cunha e de seu acervo literário, tendo em vista as próximas comemorações do (44) Centenário da primeira edição de "Os Sertões", cujos originais foram revistos nesta cidade, onde Euclides morava para que seus filhos estudassem no São Joaquim.

"Rumo aos bastidores da História", foi o curso de extensão aberto aos professores da região para aprofundarem seus conhecimentos sobre a história valeparaibana.

"Vale em Foco" foi um programa semanal produzido e editado pelos alunos do Centro UNISAL e divulgado pela TV Educativa Regional. Aborda os mais diversos assuntos ligados ao nosso Vale, despertando o interesse pelos temas da região.

Os professores de Matemática, por sua vez, estão promovendo estudos sobre Malba Tahan, O Homem que calculava, e cujo acervo literário se encontra em sua residência em Queluz (SP).

Os alunos de Turismo estão se destacando por meio de seu Núcleo de Pesquisa e de Planejamento Turístico (NPPTur). Esse núcleo é realizado num curso em 4 módulos sobre "Turismo em discussão. Temas para ação regional". Consta de quatro encontros de debates e de quatro visitas técnicas a diversos pontos turísticos do Vale.

Na cidade de Aparecida, mediante um convênio com a Prefeitura Municipal nossos professores e alunos desenvolveram, no ano de 2001, o curso "Educação para o Turismo" para docentes da rede municipal.

Com as prefeituras de S. José do Barreiro e de Piquete foram realizadas parcerias para a elaboração dos respectivos Planos Diretores de Turismo.

A principal promoção do NPPTur, em parceria com o SEBRAE, foi a realização da "III Mostra de Turismo no Vale do Paraíba e região" (50) durante a SEMANA CULTURAL, do ano 2001 e já firmados para este ano.

Tendo em vista enriquecer o Curso de Geografia o Centro UNISAL fez convênio de parceria com o INPE de Cachoeira Paulista. Daí a presença de alguns de seus engenheiros nas oficinas de amanhã.

Espera-se ainda a devida anuência do Poder Público local para o desenvolvimento do projeto "Liberdade Assistida" para o atendimento de menores infratores de Lorena, pelos alunos do curso de Direito. O convênio foi firmado com a FEBEM no último dia 26 de outubro no Palácio dos Bandeirantes e está programado o início até o final do bimestre.

Passando do Local ao Global, lembramos que nosso Centro UNISAL é membro associado das IUS (Instituições Universitárias Salesianas) que, em número de 43 Instituição do Ensino Superior, se encontram espalhadas pela América, Ásia e Europa.

Nessa condição nosso Centro UNISAL é parte ativa de um convênio com as outras três Instituições do Ensino Superior Salesianas Brasileiras : a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (UCDB/MS), e a Faculdade Salesiana de Vitória (ES), juntamente com a Universidade Católica Cardeal Silva Henriques (Santiago/Chile), tendo em vista a produção e execução de um Curso On Line destinado à formação de professores universitários, sob o título: "Aprendizagem cooperativa e tecnologias educacionais na Universidade. Em estilo salesiano".



 
 
 

Copyright © 2004, UNISAL Opção de Qualidade. Todos os direitos reservados